10 de janeiro de 2022

O que fazer com o esmalte decantado?


Eu passei alguns meses sem olhar para os meus esmaltes e quando fui fazer as unhas novamente, estavam estranhos, com as cores separadas e dentro do vidrinho tinha uma espécie de água escura. Isso ocorre quando deixamos de usar os esmaltes por algum tempo. Esse processo acontece quando o esmalte está decantado. 

O motivo que faz os esmaltes ficarem decantados é simples. O esmalte é uma suspensão química e não uma solução, ou seja, os pigmentos não estão dissolvidos, apenas misturados. Se o esmalte fica muito tempo sem uso e parado os pigmentos que são utilizados se separam por não terem a mesma densidade. Sendo assim, os pigmentos mais pesados se separam dos mais leves, ficando uma parte em cima e a outra embaixo. 


E o que fazer com o esmalte decantado? 

Isso é bem fácil de solucionar. Basta agitar ou esfregar o vidrinho entre as mãos, girando o frasco. Com os movimentos, os pigmentos se misturam novamente e a cor volta a ser como antes. Alguns podem até mudar de cor, mas já estão prontos para serem usados novamente. 

É um erro acreditar que só os esmaltes usados ou vencidos ficam decantados. Eu já vi vários esmaltes decantados em lojas de cosméticos, mesmo sendo novos. Quando as lojas reabriram, depois da pandemia, pude ver vários esmaltes decantados nas prateleiras. 

Já li algumas dicas na internet que para não decantar os esmaltes é só deixá-los longe da luz e guardar com o vidro em pé. Eu já faço isso e acredite, não resolveu. Os meus esmaltes decantam do mesmo jeito. Acredito que o problema possa ser a temperatura porque o clima aqui é extremamente quente.


Mas vou compartilhar uma dica que a minha professora de nail art sempre dizia nas aulas. É importante mexer o esmalte toda vez que for usar. E uma vez na semana dê uma agitada em todos os vidrinhos de esmalte para que os pigmentos se misturem. 

Eu misturo a minha coleção de esmaltes toda semana, como a minha professora me ensinou? Não. kkkkk. A preguiça reina em mim. Mas antes de usar, giro o esmalte entre as mãos. Os esmaltes que mais uso, não decantam e os que ficam parados e quietos, tendem a decantar.

Das marcas que tenho a Impala é a campeã na decantação. Como gosto muito dessa marca, não vou deixar de comprar só por isso.

Veja pela foto como o esmalte da Impala ficou ótimo para ser usado novamente, depois que agitei o vidro. Perdeu um pouco da cor mas, eu gostei dele com esse tom mais claro.


O outro esmalte é da Dailus e a cor dele também mudou bastante. Era um roxo mais intenso. Agora está tão claro que com duas camadas não cobre as unhas. Até gostei para fazer umas artes com ele. 


Agora me conta, você tem algum vidro de esmalte decantado na sua coleção? Conhece alguma dica para não deixar o esmalte decantado?



Por hoje é só pessoal...
Beijinhos e até mais...

33 comentários:

  1. Nice colour:) thanks for your sharing...

    ResponderExcluir
  2. Eu fico igual doida mexendo eles antes de usar haha até prefiro vidrinhos cilíndricos, pra facilitar. Praticamente todos meus separam porque demoro a usar a mesma cor de novo.

    Boa semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cilíndricos são bem mais fáceis de virar, mas eu sempre escolho pela cor e tenho vidrinhos de todos os formatos.
      Bjus!

      Excluir
  3. Os meus também ficam assim.
    E os meus ficam guardados em gavetas na penteadeira, não pega sol.
    Eu balanço eles ou mexo com o pincel e volta ao normal mesmo.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, aqui em casa a maioria dos esmaltes ficam decantados... eu colocava óleo de banana e sacudia. Alguns alteravam a cor, outros não.
    E até esmalte novo lacrado fica também... eu tinha comprado o Roxo Místico da Colorama e nunca tinha usado por meses... depois que inventei de usar, vi ele todo decantado... aí sacudi e apliquei nas unhas. Não teve alteração de cor e a cobertura nas unhas ficou perfeito.
    Beijos.

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus esmaltes também ficam decantados. A cor roxa é danada pra decantar por causa dos pigmentos que são usados.
      Nunca usei o óleo de banana quando estão decantados, só uma sacudida e já resolve.
      Bjus!

      Excluir
  5. Great tips on how to handle a nail polish that has decanted. I will remember to shake mine before using if they ever look this way!

    ResponderExcluir
  6. Boa dica, vai ver que é por isso que as manicures sempre esfregam os vidrinhos de esmaltes kk

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Esse truque é bem eficaz mesmo... quando preciso faço por aqui também!
    Ando deixando minhas unhas crescer e a esmaltação tá sendo duas vezes por semana aqui... empolguei!

    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo truque. Passar um esmalte é bem divertido.
      Bjus!

      Excluir
  8. Não sabia que quando acontece isso se chama decantado hahaha, eu tenho alguns esmaltes que uso menos que ficam assim.
    E sempre antes de usar qualquer esmalte eu sempre esfrego eles entre as mãos como você falou e aí fica tudo misturado novamente.
    Achei bem legal esse post!!
    E obrigada pelo comentário lá no blog hehe ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom agitar os esmaltes e esfregar entre as mãos.
      Que bom que gostou do post.
      Bjus!

      Excluir
  9. Olá!
    Gostei de saber. normalmente quando fica assim e quando passa da validade eu descarto.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. get new knowledge about "decanted enamel" by reading your post...

    Have a wonderful day

    ResponderExcluir
  11. Também me acontece o mesmo, e costumo recorrer à mesma solução, mas às vezes tenho um problema adicional... ficam super difíceis de abrir os frascos de verniz, que ficam sem uso por um tempo...
    Linda essa tonalidade rosa! Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo já passou por isso.
      Esse rosa é lindo mesmo.
      Bjus!

      Excluir
    2. Depois de usar o esmalte limpe o bocal com acetona/removedor e feche, da próxima vez que usar vai ser fácil de abrir.

      Excluir
  12. Não tinha noção que era isto que acontecia
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Que dica bacana, as vezes acontece e fico sacudindo a vida toda

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  14. Os esmaltes gringos vem com uma bolinha de inox, é só sacudir que a bolinha ajuda a misturar os componentes do esmalte. Fuçando na internet vi uma dica para colocar 1 ou 2 miçangas para ajudar a misturar mas ainda não tentei.

    ResponderExcluir

Olá!
Aqui você é muito bem-vindo.
Comente, opine, se expresse e volte sempre!

Subir