20 de agosto de 2021

Porque parei com a técnica no/low poo


Todas as novidades causam curiosidade e não foi diferente quando as técnicas de no/low poo apareceram e era o assunto do momento. Quando li sobre o método achei que seria ideal para mim, finalmente algo que iria revolucionar o meu cabelo. 

Nessas técnicas é realizada uma limpeza mais suave para os cabelos. O objetivo é não utilizar os agentes de limpeza fortes e que podem deixar os cabelos mais ressecados. 

Resumidamente a técnica no poo não é utilizado o shampoo, enquanto que  na técnica do low poo se utiliza shampoos com agentes de limpeza mais leve. Entre algumas substâncias proibidas para no poo estão: silicones insolúveis, parafinas, óleo mineral, petrolato e sulfato. Já as substâncias proibidas para o low poo são: parafinas, óleo mineral, petrolatos e sulfatos. 

Na época que conheci as técnicas andava com uma lista de componentes no celular e perdia um tempão lendo a composição dos produtos nas lojas. Meu objetivo era me livrar de qualquer produto que tivesse algo proibido na fórmula. 

Surgiu também um termo utilizado até hoje que são os produtos liberados e os proibidos. Os liberados são os produtos que se encaixam nas técnicas de no poo ou low poo e os proibidos são aqueles que possuem parafina, pretolato, sulfato e óleo mineral. 

Comprei vários produtos e quando cheguei em casa percebi que não havia nem lugar para guardar tudo aquilo. O pior é que todo mês chegava um lançamento e eu tinha a sensação de nunca ter produto suficiente e que eu precisava comprar mais.

Primeiro fiz uma super limpeza no cabelo utilizando um shampoo com sulfato, mas sem petrolato e silicone. Era preciso retirar o acúmulo de todas as substâncias proibidas que estavam no meu cabelo.

Escolhi começar com a técnica low poo porque nunca tinha feito uma limpeza sem o shampoo e achei que nunca iria me adaptar ao no poo. E fui fazendo a técnica por 1 mês, 2 meses, 3 meses e perdi a conta de quantos meses fui fazendo a técnica. 

Sempre ouvi falar que é preciso passar por uma fase de adaptação e por isso insisti por tanto tempo. Nas primeiras lavagens eu até senti o meu cabelo mais hidratado e brilhante, mas não foi nada demais. Com o passar dos meses a hidratação desapareceu e o meu cabelo ficou ainda mais ressecado que antes de começar com a técnica.

Percebi que o low poo não deu certo, então comecei com o no poo. No primeiro mês foi uma maravilha. o meu cabelo ganhou uma super hidratação, ficou com menos frizz. Era tudo que eu queria. Como tudo que é bom dura pouco, com o tempo o meu couro cabeludo estava mega oleoso e os cabelos começaram a cair muito.

Já que as técnicas separadas não deram certo, eu resolvi intercalar. Num dia era no poo, no outro low poo, alguma coisa teria que dar certo. Só piorou. 

Eu dividia o cabelo em duas partes para pentear. Eu passava a escova de um lado e tinha que retirar todo o cabelo. Fazia o mesmo processo com a outra parte do cabelo. Quando unia as duas partes do cabelo para pentear pela última vez, assim que terminasse era preciso tirar mais cabelo da escova. 

Havia muito mais cabelo pelo chão da minha casa que na minha cabeça. Eu tinha a sensação que iria perder todo o cabelo. Tomei vitaminas, suplementos porque eu precisava acabar com aquela queda excessiva de cabelo.

Depois da queda, ainda teve algo pior. O meu cabelo começou a quebrar. Era milhões de pedaços espalhados pela minha roupa. Não podia passar a mão no cabelo que ele quebrava. O meu cabelo se tornou muito frágil. Com tanta quebra, eu tinha a sensação que não crescia mais como antes.

Até que um dia o meu kit de shampoo e condicionador acabou e eu comprei uns itens proibidos. O meu cabelo ficou maravilindo. Eu já não me lembrava mais como era aquela sensação boa de ter um cabelo macio e brilhante, mais brilhante que as estrelas. 


Usei os proibidões (shampoo e condicionador) até o fim e sempre com um bom resultado. As vezes não usava nem a máscara e o resultado era bom também. 

O meu cabelo não tem química, tintura, não uso elástico para prender, não uso secador, chapinha ou nenhum item para secar o cabelo para não danificar muito os fios. Por esse motivo acreditei que no/low poo seria perfeito para mim, só que não deu certo. 

Muitos produtos liberados não mostrei no blog porque não davam certo e eu acreditava que isso só acontecia comigo. Um dia dei um produto liberado para a minha mãe usar e o cabelo dela também caiu muito. Foi nesse momento que percebi que outras pessoas poderiam ter o mesmo problema que eu. 

Para não desperdiçar produto, acabei usando os liberados em outra função. Levei para a lavanderia, usei no lugar do sabão em pó e lavei alguns ursos de pelúcia. Só espero que os meus ursos não percam os pelos. 

Atualmente uso todos os produtos sem pensar se é proibido ou liberado. Na verdade tenho um certo receio de comprar liberado novamente. Algumas marcas eu não quero nem de graça. Ainda tenho alguns itens que são liberados, mas uso junto com os proibidos. 

Assim que voltei a usar os produtos proibidos, o meu cabelo parou de quebrar e de cair excessivamente. A raiz do cabelo voltou a ser macia e sedosa, o frizz diminuiu e preciso cortar as pontas porque agora ele está crescendo muito. 

O meu cabelo é tipo 2a com um pouco de 2b, um ondulado com raiz lisa e depois de tanta queda e quebra, também perdi as pontas mais cacheadas. 

Agora eu me sinto mais livre para comprar os produtos. Posso comprar por algum item que tem na composição como o óleo de argan ou vitamina C e não preciso perder o meu preciso tempo lendo rótulos. A liberdade é algo incrível. 

Eu seu que as técnicas deram certo para muitas pessoas. Mas aprendi que somos seres diferentes, com cabelos diferentes, com necessidades diferentes e somos únicos. Cada um deve usar o  que é melhor para si.

Você já utilizou as técnicas no/low poo? Deu certo para você?



Por hoje é só pessoal...
Beijinhos e até mais...

18 comentários:

  1. Essa é prova de que nem tudo o que está na moda é bom pra nós.
    É legal testar, mas se não der boa voltar para o "proibido" não é nada ruim.
    Eu tenho muita preguiça de testar essas novidades e acabo usando o que gosto mesmo e acho que dá certo pra mim.
    Mas achei bem interessante você contar sua experiência.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de testar, mas se der errado, o jeito é desistir.
      Bjus!

      Excluir
  2. Sempre ouço falar dessa técnica, mas não utilizei ainda, porém tenho vontade de experimentar, maravilhoso o seu post, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  3. Tenho ouvido falar mais recentemente dessa técnica... mas sou um pouco avessa a experimentar... o meu cabelo é bem fininho e problemático, por também ser bastante oleoso, ainda que volumoso... de uma forma geral, continuo sempre a apostar nos produtos que já conheço, e sei irem resultando... e como resultam... nem presto muita atenção no rótulo, confesso... se o meu cabelo fosse menos problemático, apostaria em produtos diferentes... assim vou aplicando a velha receita... em team que ganha, não se mexe!... :-))
    Adorei seu post, super completo, sobre o tema, Adriana!
    Bom demais, tê-la de volta! Você nos deu um tremendo susto... para mais com pandemia decorrendo, fica-se imaginando coisas... mas fico super contente, por tudo ter dado certo! No momento, sou eu, que ando um pouco menos presente... a minha mãe é de alto risco, e com a pandemia, mesmo vacinada, por causa da variante Delta, continuo com os máximos cuidados diários, desinfectando tudo o que entra em casa... os velhotes, e as pessoas de saúde fragilizada, são verdadeiras esponjas e pegar esta virose... mesmo vacinados... por isso, já se fala na terceira dose, para eles...
    Um beijinho grande! Bom fim de semana, com tudo a correr pelo melhor, por aí!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certa, Ana. Em time que está ganhando não se mexe. Eu fui mudar e acabei me arrependendo.
      Aqui continuamos nos cuidando também, mesmo após as vacinas. Todo cuidado é pouco.
      Beijinhos!

      Excluir
  4. Interesting post my dear, thank you for sharing )

    ResponderExcluir
  5. por vezes nem tudo o que está no auges é bom para nós
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Adriana,
    Só ouvi falar da técnica mas não quis testar em mim. É bom ver o que significou pra vc, agora que eu não faço mesmo.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada cabelo tem um tipo de reação. Se o seu cabelo está bom, melhor não testar mesmo.
      Bjus!

      Excluir

Olá!
Aqui você é muito bem-vindo.
Comente, opine, se expresse e volte sempre!

Subir