6 de novembro de 2016

O que você precisa saber sobre o Enem


E finalmente chegou o dia em que uma grande parte dos estudantes foram realizar as provas do Enem, que é uma grande oportunidade para se ingressar na faculdade. As provas que são realizadas em dois dias, deixam uma grande parcela dos estudantes ansiosos e nervosos. 

Só que existe algumas verdades que poucos falam. Então vamos lá:

1- O Enem não é tudo na vida. Ele é só uma prova, se você não obter uma boa nota esse ano, tente o ano que vem ou no outro e até conseguir. Eu tive um professor que só conseguiu ir para a faculdade depois de 10 anos. Ele era um excelente professor, muito melhor que os outros que fizeram uma prova e passaram de primeira. 

2- Uma nota não define a sua capacidade intelectual. Existe uma pressão e isso poderá interferir no seu desempenho. Nunca se sinta inferior só por ter tirado uma nota ruim. Outras oportunidades apareceram em sua vida. Oportunidades em que você poderá mostrar muito mais o seu talento do que numa prova. 

3- Não se cobre muito. Se não deu certo, não desanime, não pense coisas ruins. Cada um tem o seu tempo e talvez você precise de um tempo maior de estudos. Recomece, avalie onde poderá melhorar, leia frases positivas e de incentivo para não deixar a tristeza invadir a sua mente. 

4- Errar, perder, cair, tropeçar... tudo é normal. São os fracassos que nos faz enxergar os erros e nos torna mais fortes. 

5- Tentar já te faz especial. Talvez você não consiga, mas tentou, lutou, estudou e se esforçou para conseguir realizar um sonho. Algumas pessoas apenas pensam em fazer algo, mas não tentam, não arriscam, não experimentam viver um novo desafio. Só os que tentam tem a chance de conseguir. 

E odeio provas que avaliam conhecimento escolar. Elas não provam nada...



Por hoje é só pessoal...
Beijinhos e até mais...

10 comentários:

  1. Falou tudo nesse post. ♥ Achar que é uma oportunidade única, só faz o nervoso aumentar. Não é não ficar nervoso, mas tentar relaxar ao máximo. Tem que se esforçar, estudar, tentar, mas também pensar que se não for dessa vez, tudo bem. =)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  2. muito boas as dicas, lembro que no meu primeiro Enem fiquei muito nervosa, é como se o meu mundo acabaria se eu fosse mal na prova, mas depois que passou relaxei e pensei que se não fosse naquele ano, seria no outro ou no outro e assim foi!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  3. Queria que todos lessem esse post!
    Beijos ♥

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Aqui você é muito bem-vindo.
Comente, opine, se expresse e volte sempre!

Subir