27 de fevereiro de 2024

Diferença entre agenda, bullet journal e planner


Já que a lenda diz que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval, é hora de começar a organizar e planejar o ano de 2024. Eu sei que muitas pessoas são extremamente organizadas e estão com tudo em ordem. Mas, se o seu caso é como o meu que mudou de casa e a vida ganhou outros objetivos, tenho certeza que a prioridade era organizar os móveis e o que seria escrito em uma agenda ficou em último plano. 

Agora que está tudo melhor por aqui é o momento de colocar as anotações em dia. Para o ano de 2024 escolhi utilizar um planner e ver como será a minha adaptação nele. Existem as opções de agenda e bullet journal, mas vou deixar essas duas opções para o futuro.

E com tantas opções para fazer as anotações, sempre aparece a dúvida de qual deles é o melhor para criar uma rotina mais produtiva. 

Só lembrando que existem opções digitais, mas sempre opto pelo método mais tradicional, que é o papel, pois gosto de fazer algumas anotações na rua e não gosto de mexer em celular em determinados lugares. 

A principal função da agenda, bullet journal e planner é simplesmente organizar e gerenciar as tarefas mais importantes e relevantes que irão acontecer na sua vida. Não dá para contar apenas com a mente porque o cérebro, em algum momento pode esquecer, e você poderá perder um compromisso de extrema importância.

Então, vou dar uma breve explicação sobre a diferença entre agenda, bullet journal e planner.

Agenda
É a mais conhecida forma de organização e é a base do planner. Ela possui um sistema que organiza compromissos, horários e tarefas em uma ordem cronológica. As datas são fixas, geralmente começa em 01 de janeiro e vai até 31 de dezembro. Existem também as agendas que não possuem datas, mas elas não são muito fáceis de serem encontradas. 

A agenda tem uma estrutura pré-definida e é utilizada para anotar compromissos, reuniões e eventos importantes. As anotações seguem a ordem dos meses e dias, e é bom para quem gosta de regras bem definidas. É um método bem minimalista, mas que ajuda algumas pessoas a serem mais organizadas e produtivas.

Ela é ideal para ser utilizada no trabalho, na escolha e ajuda a te lembrar de todos os seus compromissos.

Bullet Journal
O bullet journal é um sistema de organização pessoal flexível, adaptável e criativo. Ele foi criado por Ryder Carroll, um designer austríaco e que teve o seu "boom" por volta de 2015.

Ele é apenas um caderno em branco que pode ser com ou sem pauta, pontilhado e até quadriculado. No bullet journal, você é quem irá criar e desenvolver as páginas do seu método de organização, de acordo com a sua rotina e hábitos, utilizando um sistema de símbolos e listas para acompanhar tarefas, eventos, notas, compromissos e ideias de forma rápida e eficiente.

Para criar o seu layout você utiliza adesivos, post-it, marcadores coloridos ou uma simples caneta preta. O importante é deixar a criatividade fluir, assim cada usuário tem um bullet jornal diferente e de acordo com as suas necessidades.

Planner
O planner é mais parecido com a agenda, só que possui mais funcionalidades e formatos. Ele te ajuda a fazer o planejamento em vários aspectos da vida como metas, finanças, saúde, trabalho, estudos, controle de hábitos, datas importantes, login e senhas, controle de séries, filmes, leituras, listas de afazeres, visão anual, mensal e semanal do ano, entre muitas outras funcionalidades. O mais interessante é que tudo isso já vem impresso.

Você só precisa anotar as informação, como em uma agenda, pois o layout já está pronto e não vem em branco como o bullet journal, onde você precisa começar do zero. Alguns já vem com datas e outros não, por isso é importante verificar como é planner que você está comprando, antes de levá-lo para a casa.

Existe também alguns planners que são com temas bem específicos, que você utiliza de acordo com o que quer e precisa, como planner de gestação, planner de viagem, planner para professor, planner para rotina fitness.

Para o ano de 2024, eu escolhi um planner porque já estava cansada de ficar criando páginas para o bullet journal e nem sempre a minha criatividade está em alta. 


Ainda não comecei a fazer anotações, mas em breve vou começar com as personalizações. E caso eu não esteja muito criativa, não terá problema pois ele já vem com as páginas impressas, o que irá me facilitar.


Em qualquer opção que você escolher, é preciso levar em consideração o que você irá se adaptar melhor. 

Qual é o seu método de organização favorito? Já utilizou algum deles para organizar a sua rotina?



Por hoje é só pessoal...
Beijinhos e até mais...

30 comentários:

  1. Muito legal conhecer todas essas diferenciações entre um tipo e outro. Acho que o único que não tive foi o bullet jornal, mas gostei muito do que você falou sobre aqui.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adriana!
    Eu sou portuguesa, mas também acho que no Brasil o ano começa após o Carnaval.
    Parabéns por você ter mudado de casa.
    Prefiro a agenda. Os outros nunca utilizei.
    Beijos e curte teu novo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que antes do Carnaval tem muitas pessoas de férias, então fica um clima de mais descontração. Estou aproveitando a nova casa.
      Beijinhos!!!

      Excluir
  3. muy interesante y esclarecedor. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Eu já usei todos, mas o que mais funciona pra mim é o planner semanal.
    Eu tenho um bloco de planner semanal e um caderno, mas o caderno tá uma bagunça e aí acabo anotando em qualquer folha solta com uma prancheta e consigo me organizar na maioria das coisas.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de planner semanal. É mais simples e prático.
      Bjus.

      Excluir
  5. Planer é um caminho sem volta depois que passa a usar ele não tem mais volta, ama demais

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou achando que o planner é um caminho sem volta. kkkkk
      Bjus!!!

      Excluir
  6. Confesso que não consigo usar outro que não seja um planner. Facilita demais minha vida, rs!

    www.minutodabeleza.com
    wwwblogminutodabeleza.com

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    O método que gosto mais é o planner, sempre o usei na minha vida académica para organizar o estudo, actualmente uso o celular! Obrigada por me mostrar a diferença entre agenda, bullet e o planner. Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. I should probably get a good planner. I have never done a bullet journal but it sounds like a great way to unleash your creativity.

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essas características de cada um!
    Ótimas dicas! Gosto muito de bullet journal.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua publicação
    e a diferença entre cada item.
    Vou passar pra minha neta.
    Vou adorar se passar
    no meu canto.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Adriana.
    Eu uso agenda, mas além da agenda eu controlo o cronograma de postagens no blog no trello e tenho um backup em um caderno separado por assunto.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usei bastante agenda e ela ajuda muito na organização. Nunca usei o trello, mas não sei se iria me adaptar a ele.
      Bjus!!!

      Excluir
  12. Dicas valiosas e importantes! Acreditas que estou a preparar um post do género??? Obrigada por este encontro de ideias!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir

Olá!
Aqui você é muito bem-vindo.
Comente, opine, se expresse e volte sempre!

Subir