24 de novembro de 2023

Natal no hemisfério sul: uma celebração sob outras estrelas


Nos últimos dias o Brasil passou por períodos intensos de calor. Apesar de estarmos acostumados com as altas temperaturas, os termômetros registram um calor acima da média. Por aqui o calor foi tão intenso que não tem mais ar condicionado nas lojas e não há previsão de quando chegarão. O preço deles também aumentaram muito, seguindo a lei da oferta e procura. 

Quando está muito calor, todo mundo quer frequentar um lugar mais fresco para se refrescar. Eu não pude deixar de aproveitar o ar condicionado do shopping. A minha presença lá era só para aliviar um pouco aquele calor que eu estava sentindo. Além de me refrescar, também observei a decoração de Natal e todos os aspectos que envolvem essa data. Uma simples observação me fez pensar sobre o quanto o clima interfere em nossas comemorações.

Enquanto o Hemisfério Norte mergulha em paisagens nevadas e aconchego à lareira durante o Natal, o Hemisfério Sul se entrega a uma celebração marcada pelo calor do verão e tradições singulares. É incrível ver o quanto uma data pode ser transformada pelo clima que temos ao nosso redor, mas isso não tira o brilho do Natal no Hemisfério Sul e ele também se torna uma experiência especial.

Em vez de neve, as praias se tornam o cenário perfeito para comemorações animadas. Famílias e amigos se reúnem em churrascos ao ar livre, compartilhando risadas e boa comida sob o sol brilhante. Claro que, se estiver muito quente, temos que entrar para dentro das casas e não nos expor sob os raios solares mais intensos. 

A árvore de Natal pode não ser um pinheiro coberto de neve, mas sim uma imponente palmeira decorada com enfeites reluzentes. Para quem não abre mão do pinheiro, itens como concha e estrela-do-mar poderão decorar a árvore de Natal. 

Se no norte a tradição é deixar os presentes sob a árvore, no sul, o calor muitas vezes inspira trocas mais descontraídas. É nesse momento que entra brincadeiras como o amigo secreto ou amigo oculto, trazendo muitos sorrisos para a hora da troca dos presentes. As roupas precisam ser leves e os presentes podem estar relacionados com o verão, como é o caso dos trajes de banho. 

E, é claro, não podemos esquecer da clássica ceia de Natal, que aqui pode incluir muitas frutas frescas, sorvetes, sucos, frutos do mar e iguarias típicas da estação.

Apesar das diferenças, algo une ambos os hemisférios: o espírito festivo. O Natal no Hemisfério Sul pode ser diferente, mas a alegria, gratidão e a vontade de compartilhar momentos especiais continuam sendo os pilares dessa celebração global. Então, quando você comemorar o Natal sob o calor do sol intenso do Hemisfério Sul, aproveite cada momento, pois é exatamente essa singularidade que torna a temporada tão memorável.


Foto início Pexels: Laura James



Por hoje é só pessoal...
Beijinhos e até mais...

24 comentários:

  1. Morando em Portugal agora vejo essa diferença, o natal aqui tem um clima totalmente diferente, uma tradição mais forte. Ano passado eu ainda não tava no clima mas esse ano tô muito ansiosa.

    Beijos, Ru.

    ruanablog.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite o seu Natal com bastante frio porque aqui é um calor imenso.
      Bjus!!!

      Excluir
  2. Eu sou suspeita de falar pois amo o Natal !♡
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Curioso nós vamos para o centro comercial no Inverno para estarmos quentes kkkk precisamenteo contrário!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o contrário mesmo. Aqui está muito quente agora.
      Beijinhos!!!

      Excluir
  4. Ahhh, o espírito de natal, amo de mais. Acho que nosso papai noel poderia vestir bermudas e camiseta de manga curta e ficaria show hehehe.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que o look do nosso Papai Noel está muito errado.
      Bjus!!!

      Excluir
  5. Olá, Adriana.
    Eu gosto muito da decoração natalina e concordo com a Monique. O nosso papai noel poderia vestir algo mais "tropical" já que vivemos pleno verão nessa época.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também concordo que o Papai Noel poderia vestir algo mais de acordo com o nosso clima.
      Bjus!!!

      Excluir
  6. Que post amor, eu amo demais o Natal, amo decorar tudo e sério, sou louca para passar o natal no hemisfério norte só por causa do frio e neve.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostaria de ir ao hemisfério norte só por causa do frio e da neve.
      Bjus!!!

      Excluir
  7. Amei esse post de hoje sobre o natal!
    bjs
    https://www.pinkbelezura.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Realmente nesses últimos dias fez um calor absurdo por aqui, eu evitei sair de casa nesses períodos quentes. O ruim é que faltam muitas árvores ao longo do planeta, nem todo mundo curte a natureza e em vez de plantar só destrói com isso o calor só aumenta.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se nada for feito, tudo vai piorar. E nós somos os culpados.
      Bjus!!!

      Excluir
  9. Amo essa época e todas essas festividades. Obrigado por esse banho de curiosidade e informação.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. O que mais gosto desta quadra, é de poder passá-la com os que nos são mais especiais!
    Gosto muito do Natal também! Mas nem imagino o calor que por aí se tem feito sentir! Acho que as temperaturas andam a bater records, por estes dias... Há algumas semanas atrás, falaram sobre tal, no nos nossos telejornais, a respeito das altas temperaturas do Hemisfério Sul... não esquecer dos cuidados com o sol na pele, Adriana...
    Um beijinho! Bom final de domingo e votos de uma excelente semana e com temperaturas mais amenas de preferência!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui está quente demais. Nunca vi um clima tão quente assim.
      Bjus!!!

      Excluir

Olá!
Aqui você é muito bem-vindo.
Comente, opine, se expresse e volte sempre!

Subir