13 de outubro de 2023

Como superar a negatividade


Algumas coisas são bem nocivas para a nossa saúde e não percebemos. Algo muito ruim é a negatividade, que pode ser contagiosa e fazer você entrar num ciclo vicioso, interferindo em sua saúde emocional e física.

O pensamento negativo pode levar à depressão, ao estresse e até a paranoias. Esse tipo de pensamento tira a sua energia e te impede de viver o presente. A negatividade precisa ser controlada ou ela se tornará tão forte e poderosa que irá dominar a sua vida. 

A negatividade pode ser aquela sombra que insiste em permanecer em nossas vidas, nos impedindo de alcançar nosso potencial e desfrutar a felicidade. Mas saiba que é possível se livrar e superar a negatividade com esforço e dedicação. 

Aqui segue algumas sugestões de como você pode cultivar uma mente mais positiva e se afastar da negatividade:

1- Pratique a gratidão
Procure refletir sobre as coisas pelas quais você é grato. Isso ajuda a focar nas coisas boas da vida e a manter uma perspectiva mais positiva. Seja grato pelas pessoas ou coisas boas que estão presentes em sua vida.

2- Cuide de si mesmo
Dê uma atenção especial ao autocuidado, incluindo uma alimentação mais saudável, exercícios físicos e sono adequado. Cante, dance, faça ioga, vá caminhar ao ar livre porque se mover pode ajudar no pensamento positivo, ativando endorfinas que atuam como analgésicos para a mente. Esse tipo de atividade ajuda a reduzir o estresse, a depressão, melhora o sono e aumenta a autoestima. 

3- Fique ao lado de pessoas positivas
Esteja perto de quem transmita positividade e que te apoie. Limite seu tempo ao lado de pessoas que só enxergam a vida de um jeito negativo. Escolha bem suas companhias, amigos e familiares. Reconheça e limite o contato com pessoas que são críticas de uma forma destrutiva. As relações interpessoais saudáveis são baseadas na empatia e no apoio mútuo. Ao demonstrar essas qualidade em suas interações com as pessoas, você cria um ambiente positivo ao seu redor. 

4- Desafie os pensamentos negativos
Esteja ciente de seus pensamentos negativos. Observe os padrões de pensamento que o levam ao sentimento negativo, como preocupação, autocrítica ou pessimismo. Avalie os seus pensamentos e observe se eles realmente são reais e se tem fundamentos sólidos. 

5- Procure ajuda profissional
Em alguns casos, considere buscar ajuda profissional e inicie uma terapia. Esse tipo de tratamento ajuda as pessoas a aprenderem sobre si mesmo e acabam identificando padrões de pensamentos negativos que acabam influenciando em emoções ruins. 

Com esforço constante e prática, você consegue superar a negatividade, tendo uma vida mais feliz e realizada. A positividade é uma escolha sua e você pode moldar a sua vida. Comece hoje mesmo, a cultivar uma mentalidade mais positiva e veja como isso irá transformar a sua vida. 

Foto início Pexels: Towfiqu Barbhuiya



Por hoje é só pessoal...
Beijinhos e até mais...

24 comentários:

  1. amei esse post!
    eu tenho buscado muito me conhecer melhor e cuidar mais de mim... por isso eu mudei minha alimentação, comecei a meditar e me afastei de pessoas negativas... hoje em dia eu prefiro não estar na companhia de pessoas com energia baixa, eu to priorizando o meu bem estar

    melhor escolha que fiz

    beijosss
    Carol
    https://justoeublog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me afastei de pessoas negativas e que só reclamam e me sinto bem melhor. É muito bom dar uma atenção especial para nós mesmos.
      Bjus!!!

      Excluir
  2. Gracias por los consejos. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Dicas preciosas! Isso é muito importante para uma vida mais alegre e sadia.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Adriana precisamos manter longe a negatividade, boas as suas sugestões bjs.

    ResponderExcluir
  5. Um belíssimo post sobre o tema! É só abrir os noticiários... e mergulhamos logo num mundo profundamente negativo... que altera logo o nosso estado emocional!
    Uma matéria bem pertinente, sobretudo nesta atribulada fase que o mundo atravessa! A maioria das dicas já pratico... uma prática continuada por já ter atravessado contextos bem desafiantes... mas que temos de os ultrapassar!
    Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem dias que não vejo TV só para não ver os noticiários. É muita tristeza e isso afeta o nosso emocional.
      Beijinhos!!!

      Excluir
  6. Desses praticar a gratidão eu faço sempre.
    Gosto de no momento de conversar com Deus, agradecer por tudo que eu tenho, que eu conquistei e sou.
    Beijos! Ótimo post.
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Adriana!
    Um tema com muito interesse, mas o mundo está do avesso.
    Os brasileiros(as) são mais felizes que os Portugueses. É da cultura. Nós somos saudade, fado, destino.
    As suas dicas são ótimas e é preciso saber utilizá-las. Todo o mundo tem momentos bons e menos bons, mas o tempo ajuda a superar.
    Beijos e dias bem felizes. Viva a Primavera no seu país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui existe a cultura da felicidade, as vezes é uma felicidade em excesso. Para os momentos ruins é preciso procurar ajuda profissional, pois nem sempre só o tempo ajuda.
      Beijinhos!!!

      Excluir
  8. Olá, Adriana!
    Gratidão ajuda, mas principalmente você estar cercada de pessoas que te estimulem a autoestima e isso faz toda a diferença.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  9. Amei as dicas para não deixar a negatividade comandar a nossa vida. É muito importante saber que nosso sistema cerebral é "treinável" então é importante treinar para que essas coisas e pensamentos não aconteçam com frequência.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Vanessa. O nosso cérebro tem muito poder.
      Bjus.

      Excluir
  10. Ótimas dicas!
    Invítote a passar pelo meu blog. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. I loved your article, it is so timely and helpful. We certainly have to filter out a lot of negativity in the world right now!

    ResponderExcluir

Olá!
Aqui você é muito bem-vindo.
Comente, opine, se expresse e volte sempre!

Subir