20 de novembro de 2019

Usando leite de magnésia como desodorante


Usar o leite de magnésia como desodorante foi uma indicação de uma biomédica. Ela passou o método de como utilizar o leite de magnésia para a minha irmã, que se adaptou e parou de usar o desodorante. Algum tempo depois, eu fui fazer um tratamento com outra biomédica, que também me indicou o uso do leite de magnésia. Elas falaram o quanto é ruim usar desodorante e antitranspirante.

Antes de tudo, é preciso entender a diferença entre desodorante e antitranspirante.

O desodorante tem função antisséptica, ou seja, impede a proliferação das bactérias que se alimentam das substâncias presentes no suor. Ele apenas neutraliza o odor e a axila continua suando normalmente. O antitranspirante tem uma substância, que geralmente é um sal de alumínio, fazendo com que o corpo não transpira naquela área e se não tem suor, não tem bactérias para causar o mal cheiro.

O alumínio se acumula no cérebro e pode aumentar o risco de Alzheimer, desequilibra o mecanismo de cálcio nos ossos, aumentando o risco de osteoporose.  Alguns estudos também associam a absorção do sal de alumínio presente nos antitranspirantes, ao aumento do câncer de mama. Além disso, existe a presença de parabeno, uma substância que pode desequilibrar a produção de hormônios no corpo. 



Voltando ao leite de magnésia, comecei a utilizá-lo no inverno. Não teve muitos dias frios, mas foi um bom momento para perceber como o leite de magnésia iria reagir. No final do inverno, a temperatura estava bem alta, igual as temperaturas do verão.

A minha principal preocupação era o produto não dar o resultado esperado e eu ficar com cheiro de um bicho em decomposição. Por isso, eu sempre fiz testes em casa e andando pouco. O resultado sempre foi o mesmo.

Na temperatura baixa ou mais alta, o leite de magnésia cumpriu a função de eliminar os odores da transpiração. O leite de magnésia não elimina o suor, apenas neutraliza o odor.

O suor não tem cheiro. Ele é um liquido transparente, inodoro, constituído por água, sal proteínas e óleos. O mau odor, também conhecido como "cecê" é causado pelas bactérias. No corpo humano vivem milhões de bactérias que ajudam na defesa natural da pele.

As bactérias vivem e sobrevivem em ambientes úmidos e ricos em nutrientes, assim como a região das axilas. Então, o cheiro que sentimos nas axilas acontece porque as bactérias se alimentam do suor. O cheiro de "cecê" é produzido pelas excreções das bactérias que se alimentam do suor.



Modo de usar: 
A aplicação do leite de magnésia é bem simples. Depois de tomar banho e secar bem as axilas, basta aplicar o leite de magnésia na pele. É possível colocar o produto em um algodão e aplicar sobre pele ou simplesmente fazer a aplicação direto nas axilas.

Eu utilizei o algodão por um período, mas depois coloquei o leite de magnésia num frasco que tem o bico spray. Acho bem mais prático e ainda reduzo o uso de algodão. Depois passo as mãos sobre as axilas para espalhar bem o produto.

Aplicando com o algodão sinto que as axilas ficam úmidas por um tempo maior, do que quando espalho o leite de magnésia com as mãos.

Antes de cada aplicação é necessário agitar bem o frasco. 



Fragrância: 
O leite de magnésia é indicado para utilizar como antiácido e laxante. Sendo assim, ele tem um cheiro parecido com remédio.

Depois que é aplicado na pele, o cheiro fica imperceptível e é possível utilizar junto com perfume, não havendo interferência ou conflitos com as fragrâncias. 

Embalagem:
A embalagem é azul bem escuro e se destaca facilmente na farmácia. A tampa é lacrada e se rompe ao girar pela primeira vez.

Cor:
O leite de magnésia é branco e até lembra a cor do leite de vaca. Ao espalhar sobre a pele ele some e fica transparente.



Textura:
Tem uma textura aquosa e leve.

Preço:
Eu não fiz uma pesquisa em outras farmácias e comprei na primeira que vi. Paguei R$ 3,10 e o preço varia bastante de acordo com a marca.

Quantidade:
Eu comprei numa versão de 100ml por medo de não gostar do resultado e o leite de magnésia não dar certo, mas na farmácia tem outras marcas e em quantidades maiores.

Composição:
Cada 15 ml (1 colher de sopa) contém 1200 mg de hidróxido de magnésio Mg(OH)2 e excipiente q.s.p. 15 mL. Excipientes: sorbitol, sacarina sódica, goma xantana, hipoclorito de sódio e água purificada.



Minha opinião:
Eu gostei muito do resultado do leite de magnésia e não esperava que ele trouxesse um resultado tão bom. Eu aplico toda vez que tomo banho. Então, pela manhã depois do banho ou à noite, é quando aplico o leite de magnésia.

Fiz alguns testes para ver como seria a reação e o resultado foi bom. O teste que mais me surpreendeu foi quando não usei o produto de propósito, só para deixar as axilas com muitas bactérias e cheias de fome. Um odor nada agradável começou a aparecer. Imediatamente, apliquei o leite de magnésia e o cheiro foi embora.

Antes de aplicar nas axilas, testei em outras áreas do corpo para ver se não teria alguma reação. Isso não aconteceu.

A biomédica que me indicou o leite de magnésia, me explicou que é possível aplicar talco de bebê para que as axilas sequem. Eu não utilizei porque tenho alergia e medo do talco me fazer mal. Eu sou muito sensível ao pó.

Um outro item que também pode ser acrescentado é o óleo essencial de alecrim, um produto fungicida e bactericida. É só acrescentar 20 gotas do óleo essencial de alecrim no frasco do leite de magnésia. Ainda não utilizei com o óleo, mas quero muito testar.

A parte mais chata é ter que colocar o leite de magnésia num recipiente com bico spray. Não dá para exigir que embalagem tenha esse recurso, já que é um remédio para ser colocado numa colher. Por isso não vou nem colocar como um ponto negativo.

O leite de magnésia não deixa a pele seca, como um antitranspirante e talvez isso seja um incomodo para quem tem um suor excessivo. Não tem nada de errado com o suor, mas se for exagerado, vale a pena buscar uma orientação médica para resolver o problema.

O mais importante é que o leite de magnésia está sendo um ótimo substituto do desodorante e eliminou o cheiro de "cecê".



Compraria novamente?
Sim. Estou gostando muito do resultado e até sinto a pele das axilas mais hidratadas e macias. 


Você já usou o leite de magnésia como desodorante? O que achou do resultado? 



Por hoje é só pessoal...
Beijinhos e até mais...

38 comentários:

  1. nossa, adorei sua postagem, um artigo recheado de boas informações
    bom saber que te trouxe resultados

    beijo
    Aminadefe

    ResponderExcluir
  2. Vou testar! Não estou gostando de usar desodorante em spray, me sinto meio mal.
    Beijos,

    marcelamirandadesigner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana bom saber que o leite de magnésia deu certo com você, eu já tinha visto alguns vídeos indicando é realmente um método eficaz e que não prejudica a saúde como os desodorantes e antitranspirantes!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  4. Great review. Thank you for sharing.

    New Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/11/selfkaire-kairetool-cellulite-remover_20.html

    ResponderExcluir
  5. I just learn something new never knew you could do this. Thanks for the information.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Que legal. Não sabia que podia ser usado como desodorante, achei ótimo essa ideia.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Meu suor não tem cheiro, mas o fato de transpirar, me incomoda e como uso camisa social no trabalho, sempre surge aquela pizza em dias muito quentes. Mas vou testar com leite, assim já evito de usar desodorante com alumínio!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em caso de suor excessivo é melhor procurar um médico. Dá até pra aplicar botox pra combater a pizza.
      Bjus!

      Excluir
  8. Que bacana esse post, super completo!
    Já tinha ouvido em usar leite de magnésia como desodorante, mas ainda não sabia bem como funciona, por isso achei seu post bem referência do assunto heim.
    Bom saber que ele realmente cumpre o papel de desodorante, sem contar que é bem baratinho. E achei legal sua ideia de colocar num frasco de spray, deve facilitar bastante.

    http://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocar num frasco spray é ótimo porque não tem desperdício. O preço dele é muito bom.
      Bjus!

      Excluir
  9. Interesante! Y yo que pensaba que el desodorante viene solo en barra y en spray.
    Besos.

    ResponderExcluir
  10. Não sabia do perigo do antitranspirante, muito bom saber e interessante o fato do leite de magnésia, nunca ia saber disso kkkk


    https://estacaolilas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Amei a dica, já vi algumas pessoas fazerem desodorante com leite de magnésia e tenho muita vontade de experimentar! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar sobre o quanto o antitranspirante fazia mal, mas acabamos ficando sem muita opção de produtos saudáveis no mercado e amei a sua dica!
    Bjs.

    https://memoriaseoutrascoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Nossa que interessante, não sabia disso e achei uma maneira bem bacana de se usar e não da ruim e ainda ser amiga da natureza

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  14. Que produto maravilhoso. Não conhecia!
    Ótima dica!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Leite de magnésia é um produto ótimo! Faz pouco mais de um ano que parei de usar antitranspirantes convencionais e passei a usar desodorantes naturais, então foi todo um rolê de adaptação com os produtos. Inicialmente, usava o leite de magnésia junto do desodorante porque era mais fraco e ele ajudava a não dar cheiro. Hoje em dia já utilizo um desodorante mais potente e aí não vejo a necessidade dele. Queria muito que ele funcionasse sozinho pra mim, mas infelizmente não rola :( eu fico super fedida kkk uma pena, porque meu deus que produto barato!

    um beijo,
    gabi ramalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não deu certo pra você, Gabi. Eu me adaptei muito bem com ele e não quero mais saber de desodorantes.
      Bjus!

      Excluir

Olá!
Aqui você é muito bem-vindo.
Comente, opine, se expresse e volte sempre!

Subir