30 de outubro de 2019

Como usar o soro fisiológico


O soro fisiológico sempre esteve muito presente na minha vida. A primeira vez que utilizei foi por recomendação médica para fazer nebulização porque eu tinha asma bem forte na infância. Além do soro também utilizava outros remédios, mas quando a doença estava mais controlada, fazia só a nebulização com o soro. 

Com a diminuição das crises de asma, até me esqueci da existência do soro fisiológico. Então, ganhei uma cachorra poodle. Ela tinha uma irritação nos olhos e a veterinária recomendou fazer a limpeza da parte de fora dos olhos com o soro. Depois de algum tempo, os olhos dela estavam curados. 

Foram muitos potes de soro até a cura total dos olhos da cachorra poodle. Numa visita à veterinária, ela recomendou parar com o soro. Na geladeira ainda tinha um pote praticamente cheio de soro que permaneceu por lá por alguns dias, até que pesquisei onde poderia utilizá-lo sem precisar descartar.

É possível utilizar em lugares como a pele, o cabelo, o nariz e os olhos. Já testei em todas essas regiões do corpo e sempre deu certo e nunca tive problemas, mas para qualquer dúvida consulte o seu médico.



Na pele, o soro fisiológico pode ser aplicado como um primer para a maquiagem, fazendo com que ela dure por mais tempo. O soro também pode ser um substituto da água termal, além de deixar a pele mais limpa. O soro consegue diminuir os poros faciais e nutre o rosto. A pele fica mais macia e refrescante.

Para aplicar basta colocar o soro no algodão e passar sobre a pele. Ele também pode ser aplicado com um borrifador. Assim que aplicado na pele, é só deixar secar naturalmente. 

No cabelo, ele pode trazer brilho, maciez e redução do frizz. É possível fazer uma misturinha na máscara. Utilize 2 colheres de máscara, 1 ou 2 colheres de soro fisiológico e 1 tampa de bepantol líquido. Deixe agir no cabelo por 10 ou 15 minutos. Depois é só enxaguar.

Uma outra maneira de usar no cabelo é utilizar o produto no último enxague. Depois de lavar os cabelos, como de costume, aplique uma grande quantidade de soro sobre os cabelos, retire o excesso e seque.

Também é possível utilizar o soro junto com um creme de pentear. Separe a quantidade de creme de pentear que você sempre usa e acrescente 1 colher de soro. Misture bem e aplique nos cabelos.



No nariz, o soro auxilia na lavagem para desentupir e eliminar as secreções das vias aéreas superiores. É uma boa maneira de deixar o nariz limpo, e ajuda bastante quem tem alergia respiratória, sinusite e rinite.

O melhor lugar para fazer o procedimento é na pia do banheiro. Primeiro, encha uma seringa (sem agulha) com 5 ou 10ml de soro. É preciso abrir a boca e respirar pela boca durante o procedimento. O corpo deve ficar inclinado para frente e a cabeça para o lado. Depois é só colocar a seringa na entrada de uma narina e pressionar até que o soro saia pelo outro lado.

Esse procedimento deve ser feito de 3 a 4 vezes em cada narina. Para finalizar a lavagem, é preciso assoar o nariz para retirar o máximo de secreção.

Se você não quiser utilizar a seringa, já existe um aparelho para fazer a limpeza nasal e que pode ser comprando em farmácias.

Nos olhos, o soro ajuda a diminuir as olheiras de uma noite mal dormida. Se você acordar com os olhos inchados e olheiras, faça um compressa com o soro gelado e deixe na região por aproximadamente 20 minutos.

O soro é ideal para limpar ao redor dos olhos, nos cílios e por fora das pálpebras. Utilize uma toalha macia, algodão ou gaze para fazer esse tipo de limpeza.

Lembre-se não coloque o soro fisiológico dentro dos olhos para fazer a limpeza dos olhos ou como substituto de colírios. O soro também não deve ser utilizado nas lentes de contato, para fazer a limpeza, porque já existem produtos específicos para isso e não dá para colocar a saúde dos olhos em risco.



O soro deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) e também é preciso verificar a validade do produto. Como aqui é muito quente e a temperatura é quase sempre acima dos 30ºC, prefiro guardar o soro na geladeira por até 15 dias.

Agora me conta, você também usa soro fisiológico? Como e onde você utiliza esse produto?



Por hoje é só pessoal...
Beijinhos e até mais...

22 comentários:

  1. Good review 😊 thanks for your sharing 😊

    ResponderExcluir
  2. O soro fisiológico tem muitos objetivos! :O Estou chocada por que achei que ele servia apenas para limpar feridas. Vou comprar um e deixar guardado em casa para quando precisar. Já vi muitas mães, por exemplo, fazendo essa limpeza nasal em crianças, mas eu não sabia que era usado soro na seringa.
    Sério, seu post foi mega informativo pra mim. Amei!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O soro é maravilhoso. A limpeza nasal é muito necessária e o soro ajuda muito.
      Bjus!

      Excluir
  3. Eu também uso e adoro

    Beijinho grande no coração
    danielasilva-oficial.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Eu vou comprar pra mim pra usar na pele do rosto, antes de dormir e depois de remover a maquiagem (meu rosto tende a ficar sensível). Fora que no cabelo hidrata legal, já quero fazer a receita.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo para acalmar a pele.
      O soro deixa o cabelo bem macio e hidratado. É uma maravilha.
      Bjus!

      Excluir
  5. EU gosto de usar como água termal ou quando minha vista ta super irritada ajuda demais a acalmar

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo de aplicar como água termal. Já nos olhos é sempre bom ter bastante cuidado.
      Bjus!

      Excluir
  6. Muitooooo interessante esse post!
    Deu vontade de comprar um frasco e começar a usar na pele e nos cabelos.
    Adorei! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não uso tanto quanto deveria, mas sei dos benefícios deles!
    Preciso utilizá-lo mais!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Interesting product! I really like your review!
    http://www.recklessdiary.ru/

    ResponderExcluir
  9. OI Adriana, eu uso muito o soro fisiológico no nariz. Já usei nos olhos também. Mas não sabia do uso como primer na pele, nem no cabelo. Vou experimentar. Obrigada pela dica.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode experimentar na pele e no cabelo porque você vai amar o resultado.
      Bjus!

      Excluir



Olá!
Aqui você é sempre bem-vindo.
Comente, opine, se expresse!
Espero que goste do blog e que volte sempre.