22 de novembro de 2017

Resenha: diário em tópicos


Se você gosta de agendas e cadernos fofos, mas tem dó de usar só para não estragar, saiba que também faço parte desse time. Eu tenho alguns cadernos que simplesmente não uso para não deixá-los feio. Sim, eu faço isso. 

Só que no momento existe uma popularização do Bullet Journal, planners, diários e agendas, que você pode utilizar para organizar e ter tudo que precisa em um único lugar. Claro que não existe um jeito certo para usar um Bullet Journal, mas você pode personalizar e deixar tudo com o seu estilo fofo de ser. 

Nas minhas pesquisas no pinterest para personalizar o meu caderno descobri o Bullet Journal. Depois pesquisei grupos no facebook sobre o assunto e foi num desses grupos que alguém falou sobre o livro diário em tópicos

No início pensei que seria muito mais prático fazer minhas pesquisas na internet do que ter um livro sobre o assunto. Só que a minha curiosidade me fez comprar o livro. Eu fiquei com um pouco de medo de me arrepender, mas isso não aconteceu. 

O livro diário em tópicos foi escrito pela Rachel Wilkerson Miller e é da editora Sextante. A edição do livro é linda demais. A capa tem um papel um pouco mais duro e as páginas tem as pontas arredondadas nas pontas. O projeto gráfico e o lettering foi feito por Antonio Rhoden.



O livro começa com a autora contando a sua história no mundo das agendas e diários. Eu me identifiquei muito com ela nesse momento. Depois ela conta sobre como foi o encontro com o formato do Bullet Journal e de como todo mundo pode usar o método. 



A primeira vez que vi um Bullet Journal achei o caderno mais lindo do mundo. Só que ele tinha um problema: era muito decorado, cheio de letras que eu nunca havia feito na vida. Eu sei que com um pouco de prática é possível fazer um belo lettering, mas num primeiro momento é assustador imaginar como escrever de um jeito tão bonito. 

E o mais legal do livro é que a autora mostra páginas bem simples e bonitas. O objetivo principal é ter algo útil para que seja feita as anotações com organização, não é mesmo? 



O livro tem 14 capítulos e mesmo quem nunca ouviu falar nesse estilo de organização pessoal, consegue entender o passo a passo para montar o Bullet Journal. É possível ver como criar páginas diárias, mensais, semestrais e anuais, onde dá para anotar os hábitos sobre alimentação, saúde, viagens, tarefas domésticas e tudo o que você precisar para se organizar melhor. 

A leitura é bem fácil e rápida. Consegui ler o livro em apenas um dia chuvoso. As páginas são amareladas e as ilustrações são lindas. O livro tem várias páginas nas cores verde e rosa, tudo bem candy color. 

Até encontrei uma página que ilustra como eu gosto de organizar os posts para o blog. É só colocar o mês no topo, os dias da semana e do mês, lado a lado. No meu caderno deixei o item "a fazer" no final da página, mas a autora deu a ideia de colocar no lado, que fica bem legal também. 


A Rachel ainda fala sobre alguns itens que podem ser usados no Bullet Journal como canetas, marcadores, adesivos, post-its, régua e todos os acessórios para se começar com a técnica. 

No final do livro tem algumas páginas com pontinhos para quem quiser praticar. Como tudo no diário em tópicos é cheio de charme, não poderia faltar uma fita na cor verde que serve como um marcador para o livro. 



Já está pensando em comprar uma nova agenda para o próximo ano? Talvez o que você precise seja apenas fazer suas anotações no seu velho caderninho que está muito bem guardado. 

Se você já aderiu ao Bullet Journal, pode contar nos comentários. 



Por hoje é só pessoal...
Beijinhos e até mais...

24 comentários:

  1. O que eu gosto mesmo das agendas é poder ir consultar as de anos anteriores e ver o que andei a fazer...
    Xoxo from Portugal

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. I have a journal documenting by day by day awesome idea.

    ResponderExcluir
  3. Eu ouvi falar disso esses dias, acredita? A atrasada kkkkkk. xD
    Achei muito fofo esse! Deu até vontade de ter um para chamá-lo de meu. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz muito tempo que descobri o Bullet Journal. Eu também quero um pra mim. kkkk.

      Excluir
  4. What a cool looking diary!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderExcluir
  5. Oi, Adriana!

    Adoraria ler esse livro... Adoro ideias de organização! Achei bem interessante...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  6. Eu sou dessas que vários cadernos e agendas fofas, mas não usa porque tem dó hahahaha!
    Acho bem legal essa coisa de bullet journal, mas não tenho muita paciência pra ter um :(

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho dó de usar os cadernos fofos. Pra fazer o Bullet Journal tem que ter paciência mesmo. Bjus!

      Excluir
  7. Ainda não aderi a o bullet jornal mas quem faz gosta muito.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Já uso planner há dois anos e adoro o bullet jornal ainda não tive contato.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  9. Que livro maravilhoso! Não conhecia!
    Ótima resenha.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Adriana, também sou do time das que tem dó de usar cadernos lindos rsrs achei bem legal a proposta desse livro, nunca tinha lido algo sobre esse tipo de organização pessoal, gostei!

    bjus

    Ari ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho dó de estragar os livros, mas tem muito livro com a proposta de escrever neles.
      Bjus!

      Excluir

Olá!
Aqui você é muito bem-vindo.
Comente, opine, se expresse e volte sempre!

Subir